segunda-feira, 14 de junho de 2010

Entrevista: Guilherme Teichmann




O Blog tem a alegria e o prazer de apresentar aos leitores essa entrevista com o jogador Guilherme Teichmann, ala-pivô do time de basquete do Flamengo, um dos melhores defensores do Brasil, e um atleta que conseguiu o respeito e a admiração da torcida, pela sua garra, vontade e determinação para alcançar as vitórias.

E no final da entrevista ele confirma a notícia que toda a torcida gostaria de ouvir: vai assinar contrato essa semana para renovar com o Flamengo.

Confira então:


1 - Foi um começo complicado, quando o time jogou algumas partidas sem contrato assinado, com três meses de salários atrasados, ainda teve a confusão lá em Joinville e derrotas no começo do NBB para Joinville e Londrina. Como você encarou aquele momento? Time novo, ambiente novo, colegas novos? E de onde o time tirou forças para superar aquela fase difícil?


Teichmann: Foi um início conturbado, problemas de contrato e salário sempre atrapalham. Mas o grupo de jogadores do Flamengo soube lidar com todos os problemas e mostrou que tinha muito comprometimento!! Eu aprendi muito com todos e assim ficou facil lidar com esses problemas extra quadra. Dentro da quadra a equipe teve alguns problemas no início do NBB, jogadores lesionados, entre outras coisas que com o tempo voltaram ao normal e a equipe conseguiu jogar da forma que devia.


2 - Falando dentro de quadra, você começou de maneira tímida, buscando o seu melhor jogo e o melhor entrosamento com seus companheiros, e chegou no final do NBB explodindo e fazendo grandes partidas. Como você viu a sua evolução dentro do time?
Teichmann: O início é sempre assim, existe um periodo de adaptaçao com o grupo e a maneira de jogar de um time diferente. Acho que correu tudo bem natural e nas finais eu me senti muito a vontade com o grupo. Foram jogos onde eu estava muito concentrado e focado no objetivo de ser campeão!! Não consegui esse objetivo, mas vou descansar com a consciência que fiz o meu melhor!!


3 - Na entrevista sua ao site oficial do Flamengo um tempo atrás, eu perguntei sobre a característica do Flamengo, que sempre foi de vencer seus jogos pela força ofensiva, mas dessa vez teve um equilíbrio, e podemos dizer que o time venceu jogos pela defesa agressiva. Isso se deve, claro a sua presença em quadra, pois tu é um dos melhores marcadores do Brasil, mas de uma mudança de filosofia do time que soube equilibrar a parte ofensiva com a defensiva?
Teichmann: Acho que a equipe conseguiu fazer bons jogos defensivos. Eu sempre me preocupo com o lado defensivo do jogo, acho muito importante a equipe ter uma defesa forte para conseguir atacar com mais tranquilidade. Outro motivo para a melhora defensiva da equipe foi a presença do Wagner mais tempo em quadra. Ele é um grande defensor e foi muito importante ao time nos momentos decisivos do NBB.


4 - A Arena da Barra é sensacional, uma estrutura de primeiro mundo para o trabalho de vocês, mas por uma série de fatores não lotou, a torcida ainda não comprou a idéia. Não seria uma boa realizar os jogos na Tijuca ou no Maracanãzinho e melhorar o piso da Gávea para que se possa treinar lá?
Teichmann: Eu sou a favor dos jogos serem sempre na Gávea, mas com um piso novo. Para os atletas eh sempre bom jogar em casa e a casa do Flamengo eh a Gávea!! Espero que a diretoria consiga melhorar e quem sabe ampliar o ginásio do Clube para receber os jogos dentro do clube!!!


5 - Falando da Seleção Brasileira, você avalia que o time do Flamengo merecia uma valorização maior na lista de convocação?
Teichmann: Acho que o Flamengo esta bem representado!! Vou trabalhar muito para poder voltar no ano que vem. Mas independende de qualquer coisa vou torcer muito para que o Brasil va muito bem no mundial. O basquete precisa disso!!!


6 - Os times de futebol sempre foram vistos como times que não honram seus compromissoss, mas o Fla criou uma boa estabilidade, inclusive com jogadores que renovaram por mais duas temporada, como você enxergava antes os Clubes de futebol e como ver agora jogando em um?
Teichmann: A impressão nao era muito boa. No final do NBB1 o Flamengo já estava mostrando seriedade e estava honrando os seus compromissos, por isso vi que as coisas estavam mudando. Passamos por um período ruim do meio até o fim do ano passado, mas com a nova diretoria o basquete esta muito bem e com grande chance de melhorar cada vez mais!!


7 - Nezinho, ao final do último jogo, disse que o Fla foi covarde por marcar zona o jogo inteiro, e foi muito criticado por isso, porque o problema foi do Brasília que não soube sair dessa marcação, como você interpreta a declaração dele?
Teichmann: Uma declaração precipitada, se o comandante da nossa equipe decidiu jogar assim ele tinha que respeitar. Nao havia necessidade de comentar isso após o jogo, mas cada um fala o que quer hoje em dia.


8 - Naquele último jogo, Brasília teve 24 segundos e a bola do campeonato, você acredita que não seria melhor ter feito uma falta mais cedo, para ter a possibilidade de ter mais tempo no ataque na volta?
Teichmann: Nao, eu sou a favor de fazer uma boa defesa e ganhar o jogo depois sem a obrigaçao de converter o ataque mesmo que com menos tempo. Acho que o nosso erro foi nao ter marcado melhor nas horas de decisao!! No último jogo e principalmente no final do jogo 3 em Brasilia!!


9 - Brasília fez um grande investimento para realmente ser campeão, depois de dois vice-campeonatos, e na final o Flamengo chegou a jogar com apenas um pivô, diante tudo isso, podemos dizer que o Fla vendeu caro a derrota?
Teichmann: Com certeza!! No inicio muitos falavam que Brasilia seria campeao, muitos não tinham nem duvida disso e eu tenho certeza que durante as finais essas pessoas viram que estavam erradas!! Menosprezaram o grupo de jogadores que o Flamengo!! Eles foram campeões, mas foi muito mais duro do que imaginaram que seria!!

10 - Naquele jogo trágico no Nilson Nélson, os jogadores foram acusados absurdamente de "armarem" aquela confusão toda para Brasília perder o mando de quadra, e geralmente acusam o Flamengo de favorecimento da arbitragem, mas nas finais foi discrepante o número de faltas marcados contra o Fla, como você analisa aqueles acontecimentos e o suposto favorecimento ao Flamengo?
Teichmann: Não é verdade!! Não existe nenhum favorecimento ao Flamengo!! A confusao em Brasília foi toda causada pelos responsáveis do ginásio e do diretor de Brasilia. O cara nao pode autorizar a entrada da torcida na quadra!! E pior ainda sao os torcedores que provocaram de varias formas os jogadores do Flamengo!!


11 - Para terminar, a torcida quer saber, vai renovar com o Flamengo?
Teichmann: Acredito que sim, estamos com praticamente tudo resolvido!! Acredito que até o meio da semana já vamos ter renovado o meu contrato!!
Gostaria de agradecer a todos que apoiaram o grupo de jogadores do Flamengo!! Essa Nação faz a diferença e sempre nos motiva muito saber que estamos entrando em quadra com milhoes de torcedores nos apoiando!!!

5 comentários:

Lucas disse...

Excelente entrevista!! A melhor informação colhida durante esse periodo de parada do basquete, parabéns!

Ninho da Nação disse...

Valeu Lucas, obrigado!

Estamos atrás de mais informações sobre o time de basquete!

Abraços

Lucas disse...

Agora só falta vc fazer uma dessa com Baby, Duda, Fred, Murilo, Jeferson e Alex ahuahuauuhahauha
brincadeira

Delcio disse...

Boaaaaaa Jucão...
Parabéns e obrigado por tá trazendo coisas boas pra gente

=)
Boas perguntas, boas respostas...
Parabéns mesmo...

Gustavo Duarte disse...

MUITO BOM!!!

FICA TEICHMANN!!!!