quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sem desculpas, por Vitor Boêmio

Caio Jr. resolveu criticar o planejamento feito pelo Joel Santana para este ano alegando que sobraram volantes e faltaram meias, acabou perdendo uma ótima oportunidade de ficar calado. Joel não planejou errado, apenas montou o time da forma que ele gosta de jogar, forma essa que se mostrou vencedora ano passado e que também garantiu o Cariocão desse ano, tão pouco faltaram meias, só que Joel sempre procurou meias que também jogassem de segundo atacantes e o elenco tinha jogadores com essas características, a saber, Marcinho, Renato Augusto e Diego Tardelli, além do Joel se prevalecer, sempre, do apoio irrestrito dos laterais, jogando sempre como verdadeiros alas e, exatamente porque no meio campo tinha os volantes para garantir a cobertura desses laterais. Joel procurou montar um meio campo que soubesse marcar e sair jogando, essa foi à fórmula do seu sucesso.

Não vou negar que sou admirador do Joel Santana e que sou grato a ele por muita coisa. O primeiro título do Flamengo que assisti, estando no Maracanã, foi o Cariocão-96, título ganho de forma invicta sob o comando do Mago Joel, depois de passar por enormes desilusões no ano anterior. Ver o Flamengo ser campeão no meio da torcida e no Maraca era um sonho de criança, sonho, felizmente, repetido várias outras vezes, é verdade, mas não dá para esquecer da primeira vez e Joel foi um dos principais responsáveis pela realização desse sonho.

Joel também salvou o Flamengo de um rebaixamento certo em 2005 e comandou de forma brilhante o time no Brasileirão do ano passado, sou grato ao Joel por tudo isso, gostaria muito que ele continuasse no comando do time e acho que ele deixou o elenco prontinho para, na pior das hipóteses, repetir o desempenho do ano passado e Caio Jr. sequer está conseguindo dar padrão de jogo ao time.

Posso estar enganado mas parece que, aos poucos, o Caio tem perdido o comando do elenco, talvez, até por ser um treinador jovem, esteja faltando pulso firme ao nosso treinador. Com Joel víamos que o time jogava pelo técnico, com o Caio já não parece ser assim e temos visto, nos momentos de crises e insatisfações, o Fábio Luciano assumir o posto de líder e ir cobrar dos companheiros um ou outro ato de indisciplina, fazendo um papel que deveria ser do técnico, com isso, todo o respeito que o elenco tinha pelo Joel acabou não sendo transferido para o atual comandante e sim para o nosso zagueirão. Com esse tipo de declaração, Caio Jr. só mostra que já está arrumando desculpas para um possível fracasso, não queremos desculpas, Caio, queremos resultado. Garantir a vaga para a Libertadores é o mínimo que todos nós esperamos.

Nenhum comentário: