Três líderes, 16 pontos cada um, média de 2.30 pontos por partida. O último do G4 com média de 2 pontos por partida. É um ritmo fortíssimo o do pelotão de frente nas primeiras 7 rodadas, que pode nos levar a previsões até certo ponto absurdas: título com 88 pontos, Libertadores com 78. Adiantamos: isso não vai acontecer. O ritmo forte dos 5 principais candidatos tende a diminuir, pela simples sequência de calendário. O número de jogos disputados ainda é relativamente pequeno (20% da competição), e uma rodada ainda provoca deturpações. Teremos vários confrontos diretos nas próximas semanas, Flamengo e Palmeiras com vários jogos fora; os clubes da parte de baixo normalmente se acertam um pouco mais e passam a tirar mais pontos dos da frente na medida em que a corda do rebaixamento se aperta. Fugas iniciais são comuns, não alteram de maneira drástica a pontuação final necessária. Contudo, como estamos vendo uma possível fuga em bloco de 5 clubes, já se pode dizer que a pontuação para permanência caiu um ponto, a da sulamericana está com tendência de queda (mais pontos na parte de cima reduzem os necessários abaixo). Já a pontuação para a Libertadores já subiu um ponto, e mantém tendência de alta.
O FLAMENGO inicia bem um bloco de 6 jogos complicado com vitória fora. Resultado bom para se manter no ritmo de título, apesar dos outros 4 concorrentes diretos terem vencido (mas só o Palmeiras também venceu fora). Para se manter no pelotão da frente precisará de 8 pontos nos próximos 5 jogos (3 fora, 1 em casa e 1 neutro). Chegaria aos 24 pontos nas 12 primeiras rodadas, ritmo de campeão mas sem gordura. Poderá até perder a liderança com os 24, mas será por pouco, ou por questão de tabela mais favorável. O próximo adversário nos vê como o maior rival fora do Estado (questão de 87) e oferece ambiente hostil. É o tipo da vitória que faria muita diferença no campeonato, pois poucos pontos saem da Ilha do Retiro; e é seguida de um jogo em casa contra o Náutico. Momento para dar o bote. Ano passado, na Ilha, 2x2
O Flamengo está com a média inglesa, campanha mais que suficiente para título (média inglesa = vitória em casa, empate fora e 2 pontos por jogo neutro). Comparando com o ano passado, está com +2.
CRUZEIRO e SÃO PAULO são dois que se enfrentam no Mineirão domingo. Só o confronto direto já é suficiente para reduzir a alta pontuação dos líderes, o empate aqui é o ideal. O tricolor está a somente -4 e tem vida relativamente fácil nas próximas semanas, não é conveniente sua vitória no Mineirão (como já dito, é a típica vitória que faz diferença e eles já têm a do Maracanã). O GREMIO passará por seu momento de definição, com o Grenal no domingo e dois jogos complicados fora (desespero de Botafogo e Santos), terá que se cuidar para não perder o ritmo.
O PALMEIRAS é adversário do momento após vencer em São Januário. Tem dois compromissos relativamente fáceis em casa e o Atlético MG fora, pode usar esses obstáculos difíceis dos 3 líderes para encostar e passar alguns.
O FLUMINENSE não será o campeão brasileiro, razão pela qual será excluído dessa parte da análise a partir da próxima semana. Para chegar entre os 4, precisaria fazer campanha de campeão brasileiro nos 31 jogos restantes (na verdade, teria que ser um pouco melhor que o São Paulo 2007), pensar em título seria algo grotesco. Quem também perdeu a passada e já depende da matemática é o INTERNACIONAL, que possui chances remotas de título a partir dessa rodada. Precisaria de fazer algo em torno de 2.25 pontos por jogo nas 31 rodadas restantes (algo em torno do ritmo dos 3 líderes nas primeiras 7 rodadas, impensável em se tratando de 31 jogos). Ou seja, o colorado será aquele clube que tirará pontos de muita gente mas que já está praticamente fora da disputa, razão pela qual seria boa a sua vitória no Grenal, por exemplo. (nem seria preciso torcer pelo empate).
A conta aqui continua com os 75 pontos, mas a partir da próxima rodada poderá subir a 76, ainda com tendência de alta.
COPAS – A disputa pelas Copas sulamericanas vive um paradoxo.
Se desenhada uma inédita fuga de 5 clubes, a conta para a Libertadores pode até crescer até um dos cinco se descolar. Além dos 5 postulantes, o Internacional é um dos que podem brigar pelas vagas no G4, já que clubes que poderiam fazer parte da disputa (Botafogo, Vasco, Santos, Atlético PR) têm perdido muito e já se descolam do grupo dos 4 primeiros. Assim, a luta pela Libertadores poderá, em breve, ser a mesma briga pelo título com o Internacional (e isso se o Inter se recuperar em breve). A conta aqui já sobe em razão da pontuação alta que se desenha: passou de 63 para 64 pontos.
Já a briga pela Sulamericana muda de figura: se os 5 da frente somam muito, sobram poucos pontos para os demais, reduzindo assim a pontuação necessária para a segunda copa: a conta é de 51 pontos mas já é possível a queda para 50 pontos, algo inédito nos pontos corridos. Como os clubes que se destacam nessa briga são relativas surpresas (Náutico e Portuguesa), a idéia aqui é muito simples: a pontuação será baixa, menos de 1.5 ponto por jogo para chegar à Sulamericana; razão pela qual duas vitórias seguidas já fazem uma diferença absurda.
O NÁUTICO, por exemplo, arrancou muito bem, já tem quase 30% da Sulamericana inédita em mãos, razão pela qual poderá até perder para Palmeiras e Flamengo fora de casa que ainda se manterá confortavelmente na zona de classificação.
REBAIXAMENTO – Pelas mesmas razões da sulamericana (efeito centrífugo dos pontos), a conta para a manutenção na serie A vem caindo. Hoje, por exemplo, ainda seria suficiente 1 ponto por partida. Na verdade, é uma tradição em pontos corridos com 20 clubes tal média para o décimo sexto lugar, 1 ponto, 1.1 por jogo. Ocorre que, nas últimas rodadas, os clubes que lutam contra o rebaixamento normalmente pontuam além desse ritmo, por maior interesse e/ou desespero. Por isso, a conta para a degola normalmente irá trafegar pelos 39,40 pontos até a reta final, quando sobe um pouco, até os 44.
De qualquer maneira, como temos realmente um desgarre de 5 clubes na frente, teremos uma redução dos pontos necessários para a parte de baixo: a conta para a salvação agora é de 43 pontos, ainda com tendência de queda. O IPATINGA parece ameaçado com vários jogos difíceis em sequência, e mesmo o SANTOS já deve se preocupar com a ZR, até porque tem dois jogos fora de casa e depois recebe o Grêmio. Três derrotas aí já o colocariam em situação delicada.
O FLUMINENSE pode ser rebaixado? Ainda é difícil se considerarmos o time que tem, precisaria de 41 pontos em 31 jogos, é uma campanha de último classificado para a Sulamericana nas rodadas que faltam.
A janela de agosto pode mudar tudo isso? Não pode, pela simples razão que os números continuarão os mesmos, ninguém perde ou ganha pontos por isso. Times se enfraquecem a partir desse mês com a venda/saída de jogadores, isso é fato. Mas nem todos se fortalecerão de maneira absurda, até porque eventuais reforços só poderão estrear a partir da décima oitava rodada, com quase metade dos pontos disputados. Pontos corridos são vencidos desde a primeira rodada, tanto é que estamos na sétima rodada e o Fluminense já está fora da disputa do título.
Com a vitória de Ipatinga, o Flamengo chegou ao triunfo de número 399 na história dos campeonatos brasileiros, mesmo número do Santos. Somente São Paulo e Inter chegaram às 400 até hoje.
O Flamengo é o sétimo colocado no ranking histórico dos Brasileiros, com 1249 pontos ganhos, 1 à frente do Atlético MG e 4 à frente do Palmeiras. O sexto é o Vasco, com 1274, a +25; o quinto é o Corinthians com 1278, a +29 mas que não pontuará este ano.
O Flamengo nunca havia liderado na história dos pontos corridos e já terminou 4 rodadas na liderança este ano. Está há onze rodadas seguidas na zona de libertadores, mas pode sair dela no próximo domingo se perder na Ilha e com combinação de resultados.
Em Brasileiros, são 10 vitórias contra o Sport e 8 derrotas. Na Ilha, 2v, 2e e 5d. No confronto geral, são 15v e 12d, sendo os mais importantes os das quartas de final da Copa do Brasil 2003, 1x0 na Ilha e 0x0 em casa.
Faltam 60 pontos para o título (média de 1.97 por jogo), 48 pontos para a Libertadores (média de 1.52 por jogo), 35 pontos para a Sulamericana (1.13 por jogo) e 27 pontos para a Serie A 2009 (média de 0.88 por jogo). A campanha atual do Flamengo é de 2.28 pontos por jogo.
Fonte: Marcus Talamasca Castro
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2814802535465675544
3 comentários:
seu blog,esta muito bom.
é esse ano o flamengo é campeao basieliro runo ao hexa.
meu blog:
http://www.umavezsemprefla.blogspot.com/
uma abraço
blz ?
te adc nos links do meu blog
mengaooooo campeao rumo ao hexa.
o seu blog esta muito bom
se der, adc o meu blog.
um abraço
Heeyy então... parceria?
vou colocar o banner do ninho da nação lá no meu blog ta?
abraços!!
http://vivaessaenergiaa.blogspot.com/
caso vc aceite... o meu banner fica logo em baixo do "sobre mim" :D
até maais e mengão sempre! :P
Postar um comentário