sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vendendo o almoço, para comprar o jantar...

A notícia de ontem, informando que o jovem atacante Pedro Beda foi vendido a um empresário ligado a Traffic pela quantia "significativa" de 1,2 milhões de reais me revoltou. A cada dia que passa, a diretoria do Flamengo se mostra mais incompetente e amadora, sem a mínima visão de futuro.

Vender atletas em formação é um absurdo, por três razões. Primeiro, ainda não se sabe todo o potencial do atleta e como será sua adaptação em um time de profissionais. Segundo, os valores baixos que são obtidos por um jogador desconhecido, já que nem sequer estreou no time principal. Terceiro, a quantia amplamente maior, que poderia ser arrecadada em uma venda no caso de um eventual sucesso do jogador na categoria profissional, multiplicando assim o seu valor.

Mas o que mais me irrita não é simplesmente a venda do jogador, e sim a política de "vender o almoço para pagar o jantar" que vem sendo aplicada nos últimos anos no Flamengo. O que tem mais se feito ultimamente no Flamengo é vender porcentagens de direitos de jovens jogadores, usando esse dinheiro para manter nomes fortes no time. É claro que as peças do time devem ser mantidas, mas não é possível que a única solução para isso seja vender os nossos jovens talentos. Até quando será assim? Recentemente foi o Renato Augusto que teve parte dos seus direitos vendidos...

O pior de tudo é, no final, ver jogadores que saíram do Flamengo jovens e por quantias ínfimas, estão sendo extremamente valorizados no mercado mundial. Nomes como Felipe Melo e Adriano que foram vendidos precocemente, sem se desenvolverem totalmente, hoje brilham, e valem milhões. Estes milhões poderiam ser do Flamengo, se houvesse paciência da diretoria e também da torcida. Felipe Melo, por exemplo, saiu praticamente de graça do Flamengo para o Cruzeiro, e hoje vale mais de 30 milhões de reais. É triste...

E não me venham argumentar que jogadores não recebem tanta valorização aqui no Brasil, pois temos casos recentes de jogadores como Breno e William que foram vendidos por mais de 30 milhões de reais cada um! Logicamente, este valor não é nada comparado com as transferências européias, mas são plenamente possíveis no mercado brasileiro levando em conta o “futebol-negócio” que temos hoje.

O Flamengo precisa entrar nesse mercado. Não podemos perder promessas desta forma. E a diretoria ainda tem coragem de enquadrar o Pedro como um jogador de “potencial não tão grande”. Façam-me o favor! Todos nós temos visto que ele e o Erick são as maiores promessas atuais do Flamengo. Não me surpreenderá o fato de que ele, em breve, estará arrebentando nos gramados europeus, valendo uma nota, e nós aqui, chupando o dedo.

Já não sei mais como definir esta diretoria. “Amadora” e “incompetente” tem sido pouco para eles...

2 comentários:

Thiago Anselmo disse...

como sempre a diretoria do flamengo fazendo besteira.


NBA ETC E TAL

Entrem e comentem!

http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Abraços

Ninho da Nação disse...

Valewss Tiago..to sempre lá no seu blog...

até quando vamos aguentar essa diretória???

Volta ZICO